O que os colaboradores querem hoje?

o que os colaboradores querem

Para muitos, salário e benefícios são os únicos elementos determinantes na busca por uma vaga ou na permanência em um emprego. De fato, eles são muito importantes, mas não são os únicos quesitos que os trabalhadores buscam nos dias atuais. Afinal, você sabe o que os colaboradores querem hoje?

Qualquer funcionário deseja estar em uma empresa na qual o salário é compatível com suas funções e permita que ele leve uma vida confortável, possibilitando a realização de viagens, lazer, aquisição de bens, cuidados com as pessoas que ama… As melhores empresas brasileiras para se trabalhar, aliás, têm em comum o fato de oferecer boas oportunidades de carreira e desenvolvimento humano.

Outros pontos também fazem parte da lista de desejos dos trabalhadores, que levam em conta esses benefícios por entenderem que complementam a remuneração. Entre os mais usuais estão planos que englobam aperfeiçoamento profissional, gratificação, auxílio medicamento, automóvel e empréstimos, entre outras muitas possibilidades que mudam de organização para organização – natural, uma vez que cada uma tem um perfil de negócios e de funcionário.

O que os colaboradores querem além disso, então?

Trabalhar em um espaço aconchegante

Redes ou um bom sofá para um momento de descanso, máquinas de fliperama, mesa de sinuca ou video game… Acessórios desse tipo, cada vez mais, são usados por muitas organizações, que optaram por trocar a sisudez do ambiente corporativo tradicional por uma leveza capaz de deixar os colaboradores mais à vontade e motivados.

Veja algumas delas aqui.

Muitas vão além, permitindo o uso de roupas informais (até bermuda é liberado em algumas delas) e tornando a empresa um sonho de consumo de muitas pessoas.

Quando se fala nisso, quase que imediatamente vem à cabeça, para muita gente, uma empresa: o Google. Mundialmente, a gigante de tecnologia tem ganhado as manchetes por propiciar um ambiente incrível de trabalho.

Em 2016, a revista “Exame”, da Editora Abril, fez uma matéria sobre isso. Você pode conferi-la clicando aqui.

Impossível fazer igual? Quem sabe, não! Que tal se inspirar neles e colocar algumas coisas, então, em prática na sua empresa? 

Cuidados com a saúde mental

Engana-se, porém, quem acredita que somente com um ambiente desse tipo seja possível obter total satisfação dos colaboradores. Há vantagens que não estão relacionadas com retorno financeiro. Ou as condições físicas do ambiente corporativo. E que fazem toda a diferença.

Preocupar-se com a saúde mental dos funcionários, gerando o bem-estar necessário para que produzam o máximo possível, deixou de ser uma tendência entre poucas instituições para fazer parte da rotina empresarial.

Essa mudança demonstra que os gestores descobriram que um colaborador feliz significa mais produtividade e empenho no desenvolvimento de tarefas. Aulas de yoga, por exemplo, são oferecidas por organizações que conseguem, com essa simples ação, diminuir o nível de ansiedade entre seus colaboradores.

Saúde física é sempre prioridade

Cuidar da saúde física dos funcionários é, acima de tudo, uma decisão inteligente, porque colaborador e empresa se beneficiam desse processo.

Muito mais do que garantir exames admissionais e demissionais, a saúde ocupacional age de forma estratégica, evitando doenças e acidentes dentro do ambiente corporativo.

Ações simples, como desenvolvimento de programas para alimentação saudável, exercícios físicos regulares, prevenção de hipertensão, diabetes e obesidade, programas de saúde mental, alívio do estresse e cansaço, promovem a saúde e resultam em maior qualidade de vida dos colaboradores.

E essas medidas vão além: educando os participantes desses programas e, muitas vezes, os transformando em agentes multiplicadores dessas informações, começando com melhorias dentro do próprio lar.

Chegamos, assim, a uma combinação perfeita: profissionais mais seguros, mais motivados e mais felizes, resultando em mais produtividade para a empresa.

O que os colaboradores querem, então, é…

Um pouco disso tudo, certamente!

Okey, não dá para ter tudo sempre. Afinal de contas, uma coisa é colocar em um texto e, outra, na prática.

Mas acredite: dá para fazer muito, sim, para caminhar nesse sentido.

E tudo começa com o primeiro passo.

Então, o que os colaboradores querem é:

  • Salários compatíveis com o mercado e as funções executadas.
  • Bons benefícios.
  • Um bom ambiente de trabalho, tanto descolado como com pessoas que se relacionem bem.
  • Diálogo claro entre todas as hierarquias, sempre com o respeito que isso traz.
  • Preocupação com a saúde das pessoas, tanto física como mental.
  • Conceitos modernos e jovens, tentando acompanhar tendências mundiais.
  • Inspiração em empresas ou locais que coloquem esse tipo de coisa em ação e, assim, colham bons resultados.
  • Muita vontade de fazer e enxergar essas soluções para fazer da sua empresa um lugar desejado para as pessoas trabalharem.

Tem saúde ocupacional aí no meio, sim, viu! Pode ter certeza disso. Então, a RH Health pode ajudar a entender o que os colaboradores querem.

Como? Bom, continue lendo…

A RH Health pode te ajudar!

RH Health é uma empresa de gestão de saúde ocupacional e, assim, pode te ajudar a implementar um plano adequado para a realidade da sua empresa. Nós nos orgulhamos de dizer que gostamos muito dos conceitos que se aplicam à nova saúde ocupacional.

Mas o que é isso? Bom, fizemos um texto bem detalhado sobre o assunto, e você tem acesso a ele clicando aqui.

Adoramos tecnologia, investimos nela e fazemos de tudo para disponibilizar para você o que há de melhor. Na RH Health, certamente, o conceito de empoderar o cliente está na cabeça de todos da equipe.

Até porque você vai perceber que, depois de tudo em ordem, vai ser muito melhor para a rotina da sua empresa, pois estará sempre em dia com as obrigações.

Podemos auxiliar nesse processo, principalmente, porque:

  • Temos todo o know-how na área, com mais de 100 mil vidas atendidas
  • Focamos na qualidade do serviço que prestamos e, principalmente, no atendimento, o que consideramos ser um dos nossos diferenciais
  • Temos um sistema desenvolvido por nós mesmos, o IT.Health, totalmente parametrizado para o eSocial, que vai permitir que você tenha um controle pleno sobre esse setor da sua empresa (quer receber uma demonstração dele? Basta clicar neste link)
  • Temos uma equipe treinada e em constante atualização a sua disposição
  • Sabemos exatamente quais são os seus problemas e, assim, o que fazer para resolvê-los
  • Contamos com mais de 1,8 mil clínicas credenciadas espalhadas pelo Brasil para atender a qualquer demanda
  • E, principalmente, porque o nosso objetivo, afinal, é um só: cuidar da saúde das pessoas

Que tal, então, bater um papinho com a gente para começarmos, juntos, a entender o que os colaboradores querem?

Leia também:

Cipa é uma aliada poderosa para diminuir absenteísmo, acidentes e gastos

Mitos e verdades sobre saúde ocupacional

Treinamentos obrigatórios segundo as NRs: você conhece todos?

Lista de todas as Normas Regulamentadoras