Novidade no eSocial: BX recupera arquivos para você

novidade no esocial bx

Na última semana de agosto, o governo federal informou uma novidade no eSocial. Na verdade, não se tratou de alguma mudança no programa, mas, sim, da criação e disponibilização de mais uma ferramenta, chamada de eSocial BX.

Essa novidade no eSocial, cuja sigla significa Baixador de Arquivos, segundo descrito no próprio portal oficial, chega para auxiliar na gestão de eventos transmitidos para o Ambiente Nacional.

Ambiente Nacional é o nome que o governo está dando para o “local” (já que isso é online, não uma espécie de arquivo físico) para onde todas as informações serão transmitidas e onde serão armazenadas.

Enfim, com o eSocial BX, as empresas poderão recuperar eventos e respectivos recibos transmitidos para o eSocial. Para isso, vão utilizar o próprio sistema de gestão de folha de pagamento, via webservice.

Na prática, então, o que muda?

O que dá para fazer, portanto?

No que isso pode ajudar no dia a dia e no processo todo, em geral?

Às respostas, pois…

 

Novidade no eSocial: recomponha e sincronize seu sistema

O eSocial BX vai possibilitar, assim, que se baixe os arquivos para sincronizar a aplicação deles com o Ambiente Nacional. Isso vai ajudar quando o seu sistema não possuir todos os eventos enviados.

Segue um exemplo, então: quando uma informação for prestada utilizando o Manual Web Geral do eSocial, em situação de contingência, ou seja, de eventualidade, podendo acontecer ou não.

Mais uma vez, segundo informado oficialmente, para realizar essas consultas, o usuário deverá fornecer o número do recibo do evento ou, na falta dele, o número do identificador.

Mas importante: a ferramenta não foi feita para que a base completa seja recomposta. Ou seja:

  • Não se pode baixar todos os eventos já enviados
  • É possível baixar apenas eventos específicos que faltem na base local

 

Novidade no eSocial: quais os critérios para a utilização do BX

O governo federal criou alguns critérios para a utilização do eSocial BX. Eles seguem abaixo, extraídos, novamente, do portal oficial do programa. E, assim, seguem exatamente como estão descritos lá, devido a sua objetividade.

  • As solicitações não poderão ser realizadas dos dias 1 a 7 de cada mês
  • Cada empregador só poderá realizar uma solicitação por vez, ou seja, não será permitido paralelismo neste webservice
  • Cada empregador poderá realizar, no máximo, dez solicitações por dia
  • Serão retornados somente os 50 primeiros eventos que atendam ao filtro informado em cada solicitação
  • O intervalo a ser pesquisado não poderá ser superior a 31 dias
  • Os retornos das consultas conterão somente os eventos que foram recebidos no eSocial uma hora antes da hora do pedido
  • No caso de procuração eletrônica, o solicitante deve possuir perfil que o habilite a transmitir o tipo de evento a ser consultado

ATENÇÃO: as especificações estão disponíveis nos capítulos 5.6 e 5.7 da versão 1.7 do Manual de Orientação do Desenvolvedor e na versão 1.5 do Pacote de Comunicação.

 

Novidade no eSocial: ponto de ajuda

A criação do eSocial BX é, na verdade, mais uma ação do governo federal para ajudar as pessoas na adaptação ao programa. Afinal, sabe-se bem a importância que ele terá no cotidiano das empresas, daqui para a frente.

E de maneira mais plena a partir de janeiro de 2019, quando os eventos de saúde e segurança do trabalho terão de ser obrigatoriamente transmitidos para o Ambiente Nacional.

(Está preocupado com isso? Calma, a RH Health pode ajudar! E explicamos como logo, logo…)

Por isso, o BX vai ajudar nessa recuperação de dados, algo ainda novo para os profissionais que cuidam do assunto. Outra ferramenta que auxilia nesse sentido é o ambiente de testes, disponibilizado desde 1º de agosto de 2017.

Na época, essa novidade no eSocial foi lançada para que se pudesse preparar o setor produtivo para o início da utilização obrigatória – desde 1º de janeiro de 2018 para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais e 1º de julho de 2018 para as demais.

O período de testes teve (e tem, porque segue ativo) como foco a adaptação das corporações ao sistema e ao aperfeiçoamento da plataforma.

Para realização dos testes, as empresas devem utilizar sistemas próprios, que farão a comunicação com o eSocial via webservice. No portal oficial, as orientações para isso estão na área de Produção Restrita, podendo ser acessada clicando aqui.

 

Sabe tudo sobre o eSocial?

Não???

Não está antenado às novidades no eSocial???

Então, frequentemente, temos produzido conteúdo para ajudá-lo com isso. Abaixo, segue uma lista. Fique à vontade para ler e compartilhar na sua empresa e nas redes sociais.

Além disso, a RH Health pode te ajudar com o eSocial. Por ser uma empresa de gestão de saúde ocupacional, está antenada às obrigatoriedades nesse segmento.

Mas como? Vamos contar mais na sequência…

 

A RH Health pode te ajudar!

RH Health é uma empresa de gestão de saúde ocupacional e, assim, pode te ajudar a implementar um plano adequado para a realidade da sua empresa. Nós nos orgulhamos de dizer que gostamos muito dos conceitos que se aplicam à nova saúde ocupacional.

Mas o que é isso? Bom, fizemos um texto bem detalhado sobre o assunto, e você tem acesso a ele clicando aqui.

Adoramos tecnologia, investimos nela e fazemos de tudo para disponibilizar para você o que há de melhor. Na RH Health, certamente, o conceito de empoderar o cliente está na cabeça de todos da equipe.

Até porque você vai perceber que, depois de tudo em ordem, vai ser muito melhor para a rotina da sua empresa, pois estará sempre em dia com as obrigações.

Podemos auxiliar nesse processo, principalmente, porque:

  • Temos todo o know-how na área, com mais de 100 mil vidas atendidas
  • Focamos na qualidade do serviço que prestamos e, principalmente, no atendimento, o que consideramos ser um dos nossos diferenciais
  • Temos um sistema próprio desenvolvido por nós mesmos, o IT.Health, totalmente parametrizado para o eSocial, que vai permitir que você tenha um controle pleno sobre esse setor da sua empresa (quer receber uma demonstração dele? Basta clicar neste link)
  • Temos uma equipe treinada e em constante atualização a sua disposição
  • Sabemos exatamente quais são os seus problemas e, assim, o que fazer para resolvê-los
  • Contamos com mais de 1,8 mil clínicas credenciadas espalhadas pelo Brasil para atender a qualquer demanda
  • E, principalmente, porque o nosso objetivo, afinal, é um só: cuidar da saúde das pessoas

Que tal, então, bater um papinho com a gente? Basta clicar abaixo que entramos em contato com você!