O Segredo da Produtividade na Empresa

By 20 de maio de 2019 Slider

O absenteísmo é considerado um dos maiores prejuízos das empresas na atualidade. Por isso, se quisermos mais produtividade, é necessário reduzir o absenteísmo. Cerca de US$ 1 trilhão são perdidos todos os anos mundialmente com faltas e afastamentos por saúde. Depressão, lesões por esforço repetitivo e acidentes de trabalho são a maioria das causas em escala global.

Hoje, 87% das empresas conta com serviço de saúde ocupacional, que consiste no monitoramento de exames regulares, prevenção de riscos, acompanhamento da saúde física, mental e psicológica. O objetivo é manter os colaboradores saudáveis, garantir a produtividade e reduzir efetivamente o absenteísmo nas empresas.

Mas como investir na saúde e diminuir afastamentos e atestados?

Obrigatoriamente, todas as empresas precisam atender às normas de saúde previstas na Consolidação das Leis do Trabalho, ou seja, o colaborador deve realizar exames antes de iniciar as atividades e assim que se desligar da empresa, porque só assim é possível identificar se a doença tem ou não relação com o trabalho. Além disso, é imprescindível cumprir com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e com o Programa de Controle de Saúde Médico e Ocupacional – PCSMO.

Identificando essas ameaças, é possível promover o atendimento correto em caso de emergência e, principalmente, impedir o acidente de acontecer. Analisar os riscos é fundamental, porque o Brasil já é o 4º país do mundo com mais acidentes de trabalho, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

INCENTIVE

Mudar a cultura de uma empresa nem sempre é fácil, mas uma boa ideia pode se espalhar rapidamente. Por isso, promova uma campanha interna incentivando a prática de exercícios e uma alimentação mais balanceada.

De acordo com o IBGE, menos de 10% da população segue as recomendações do Ministério da Saúde para ingestão de frutas, legumes e verduras diariamente. Além disso, 61% consome açúcar muito acima do recomendado e 37,5% faz atividades físicas.

Em pesquisa do Black Dog Institute, instituto especializado em doenças mentais da Austrália, pesquisadores descobriram que uma hora de exercício físico por semana pode combater 12% dos casos de depressão. Vale lembrar que a doença é uma das grandes causas do afastamento no trabalho hoje.

 

CONSCIENTIZE

Os exames obrigatórios dão o panorama de saúde dos colaboradores em determinadas épocas, porém não garantem o diagnóstico precoce para muitas doenças silenciosas, mentais e psicológicas.

Para isso, os colaboradores devem fazer exames de rotina, além dos previstos por lei. É necessário conscientizá-los a vigiar a saúde e informar o RH das condições dela.

 

MOVIMENTE-SE

Durante o dia, o corpo sofre as consequências do trabalho repetitivo. Mesmo com o ambiente adequado, é pouco provável que os colaboradores não apresentem dores nas articulações. Em outras palavras, o exercício é essencial para a mente e para o corpo. O ideal é promover 15 minutos de ginástica laboral por dias ou entre os turnos, dependendo do nível de risco da empresa.

Os colaboradores precisam se alongar e corrigir a postura. Isso pode acontecer antes da atividade, para aquecer os músculos a serem usados nela; durante as pausas,para readequar a coluna antes de retornar à tarefa; e ao fim do dia de trabalho, para relaxar o corpo e eliminar a tensão.

 

A RH HEALTH PODE AJUDAR VOCÊ

Somos uma empresa de gestão de saúde ocupacional e acreditamos na tecnologia para otimizar os processos de sua empresa. Cuidar dos colaboradores é fundamental para ter uma equipe  mais feliz e produtiva.  A saúde ocupacional evoluiu, e nós evoluímos com ela. Quer entender como? Nós te contamos aqui.

– Atendemos mais de 100 mil vidas

– Nossos software exclusivo é totalmente parametrizado ao eSocial, que permite controle pleno sobre os setores da empresa (Peça sua demonstração aqui)

– Nossa equipe é treinada para estar sempre a sua disposição

– Temos mais de 1,8 mil clínicas credenciadas espalhadas pelo Brasil para atender a qualquer demanda

Conte com a nossa consultoria para cuidar da sua empresa. Gestores e parceiros, agora têm a solução. RH Health, plataforma de gestão de saúde corporativa.