Saúde ocupacional

Descubra como agregar soluções a uma venda

By 28 de novembro de 2017 abril 27th, 2018 No Comments

Já imaginou como seria se você pudesse vender mais, melhor e  com mais tranquilidade?  No atual cenário econômico isso parece pouco provável ou até mesmo impossível, não é mesmo? Mas, não é.

Em tempos de crise é preciso inovar, é o que mais se ouve. Mas para que isso realmente aconteça, é necessário se posicionar perante ao mercado de uma nova maneira, diferente do “comum”, oferecendo soluções valiosas e diferenciadas.

Quando foca-se em Saúde Ocupacional, isso também é verdade. Pensando em oferecer mais, você ajudará seus clientes a fazer melhorias nesse setor, conseguirá trazer retorno, por exemplo, em produtividade e redução de absenteísmo. Isso significa que você agregará valor a suas vendas. Quer saber como vender assim? Confira no blog post de hoje como agregar soluções a uma venda.

Antes de vender, entenda a necessidade de seus clientes

Uma coisa é fato: o seu cliente tem problemas e deseja resolvê-los. Pode ser que o problema dele seja com os altos preços do plano de saúde, pode ser que as taxas de absenteísmo estejam altas ou mesmo que estejam ocorrendo muitos acidentes de trabalho.

Seja qual for o problema, se ele entender que você o compreende e que tem a soluções que ele precisa, ele confiará e fechará negócios com você.  

Quando você busca entender o seu cliente você deixa de ser apenas um vendedor comum e começa a agir como um verdadeiro consultor. Para entender as necessidades do seu cliente, você precisa:

  1. Pesquisar a fundo sobre ele;
  2. Fazer perguntas para entender quais são os problemas que ele enfrenta e o que ele espera;
  3. Veja se o seu cliente já está pronto para comprar a sua solução: veja se ele já entende a importância do que você está oferecendo e se já vê o real valor;
  4. Faça um diagnóstico da situação do seu cliente, de como está o setor de RH, do que ele precisa, o que já possui e apresente a ele.

Após ter todas as informações em mãos, dedique-se a montar o melhor pacote de soluções para o seu cliente. Isso não significa montar o pacote mais barato e, sim, um que realmente vai ajudá-lo a solucionar seus problemas. E certifique-se de explicar porque selecionou cada opção.

Monte uma solução específica e personalizada para cada cliente

Cada cliente é único. Cada um possui seus problemas e enfrenta uma realidade. Uma solução que parece perfeita para um, pode não atender tão bem o outro. Por isso, monte uma solução personalizada e específica para cada cliente, como dito anteriormente.

Assim, quando você apresentá-la, ele vai perceber que aquilo foi realmente montado e pensado para ele. Para te ajudar, vamos imaginar juntos um provável cenário de uma empresa e suas possíveis soluções.

    • Cenário: Uma PME que possui plano de saúde para os colaboradores.
    • Problemas: os custos estão altos, a sinistralidade é um desafio constante, mesmo tendo um bom plano os índices de absenteísmo estão altos e os números de acidentes de trabalho também.
    • Possíveis causas: como não há soluções em prevenção de saúde, os colaboradores estão adoecendo muito e estão utilizando o plano de saúde excessivamente. Consequentemente, o setor de RH não está conseguindo gerir bem as faltas. Além disso a empresa não possui uma boa política de prevenção de acidentes.
  • Soluções que podem ser oferecidas: não basta apenas oferecer um novo plano de saúde com menor custo, pois sem soluções de prevenção e promoção de saúde a sinistralidade vai voltar a ser um problema. Assim, ofereça opções como:
  1. Programas de qualidade de vida;
  2. Programas de controle médico de saúde ocupacional;
  3. Business Intelligence voltado para Saúde Ocupacional;
  4. Ações de prevenção de acidentes de trabalho;
  5. Além disso, inclua nas opções alguma solução para a gestão de absenteísmo, como os inovadores softwares que ajudam a controlar faltas, os motivos e o banco de horas.

Faça uma venda com maior valor agregado

Para fazer uma venda com maior valor agregado, você precisa agregar também produtos e ou serviços de qualidade. Além disso, você deve convencer o seu cliente que o que você está oferecendo a ele realmente tem valor, ou seja, realmente vai resolver os problemas que ele possui.

E aí, pronto para fazer vendas de alto valor agregado? Conheça as soluções da RH Health, monte pacotes de excelência para os seus clientes e faça vendas melhores e de maior valor.