QUAIS OS MALEFÍCIOS DE UMA MOCHILA PESADA PARA CRIANÇAS?

By 3 de outubro de 2016Slider

Com os estudos, a lição de casa e as atividades extracurriculares, ir à escola pode fazer as crianças sentirem o peso do mundo nas suas costas. E às vezes isso é literalmente o que acontece. Depois de incluir lanche, material escolar, cadernos e livros – que pesam cerca de 1,6 kg cada um – na mochila do seu filho, o peso que ele carrega para cima e para baixo pode ser enorme e potencialmente perigoso. Segundo a Comissão Americana de Segurança de Produtos ao Consumidor, todo ano, pelo menos 14 mil crianças são tratadas por lesões causadas pelo peso das mochilas.
A Academia Americana de Cirurgiões Ortopedistas recomenda que o peso de uma mochila deva ser inferior a 10% do peso do corpo da criança, mas nem sempre este é o caso. Muitas vezes as crianças não usam as mochilas corretamente, aumentando o risco de lesões. O uso impróprio das mochilas pode machucar músculos e articulações e podem provocar dores intensas no pescoço, nas costas e nos ombros, além de problemas de postura.


CONSEQÜÊNCIAS:

Escoliose: A coluna entorta para um dos lados e deixa um ombro mais alto que o outro. Isso pode acontecer se você carrega a carga em apenas um dos ombros. Os sintomas são dores nas costas, braços e pernas.
Hiperlordose: O bumbum fica empinado porque há um aumento da curva que fica próximo à base da coluna. O sinal do problema costuma ser principalmente dores nas pernas.
Hipercifose: Aumento da curvatura no meio das costas, deixando ombros e pescoço inclinados para a frente e formando uma corcundinha. Os sintomas são dores nas costas, braços e mãos.
Pinçamento do nervo: A coluna tem uma espécie de amortecedor entre uma vértebra e outra. A má postura ou movimentos bruscos pode fazer com ele saia do lugar e comprima a medula. Resultado: dor aguda na hora de fazer um determinado movimento.
Hérnia de disco: Quando aquele amortecedor (ou disco) sai do lugar, pode dar origem a uma hérnia na coluna, limitando os movimentos.

PREVENÇÃO

  • • Só coloque itens mais leves nos bolsos exteriores.

  • • Apenas traga para casa os livros necessários para estudo ou trabalho de casa.

  • • Necessita levar algo a mais para um projeto especial? Coloque o que precisa em um pano ou saco plástico de que você possa carregar em suas mãos, em vez de enfiar tudo na mochila também. Isso ajudará a manter o seu equilíbrio e você poderá colocar o extra no chão e descansar quando precisar. Apenas certifique-se de não esquecê-lo no ônibus!

  • • Muitos sites respeitáveis fazem revisões anuais de mochilas produzidas comercialmente que são adequadas para crianças, tais como revistas femininas e de família, jornais e sites escolares. Confira as recomendações. Os melhores lugares tendem a ser lojas de bagagens e artigos esportivos, a seção de bagagens de uma loja de departamento de qualidade ou uma loja especializada em malas. Janeiro tende a ser um bom momento para comprá-las, devido às vendas de volta às aulas.

  • • Pergunte ao seu professor ou professora se existem livros de bolso disponíveis para seus cursos, a fim de reduzir o peso. Muitos professores e professoras estão agora produzindo mais materiais eletrônicos e podem até mesmo permitir o uso de aplicativos ou pdfs.

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