Março Lilás: prevenção do câncer de colo do útero

By 2 de março de 2022 abril 8th, 2022 Saúde, Slider

Março é o mês de conscientização e prevenção contra o câncer de colo do útero. No Brasil, para cada 100 mil mulheres, cerca de 16 recebem o diagnóstico e 6 mulheres morrem em decorrência do câncer, todo ano.

O que é câncer de colo do útero e quais os sintomas?

O câncer do colo do útero é causado pelo crescimento desordenado das células epiteliais e pode ocorrer a metástase para outras estruturas e órgãos. A doença normalmente é assintomática, mas podem ocorrer alguns sinais e sintomas:

  • Sangramento vaginal irregular;
  • Corrimento fétido;
  • Sangramento vaginal espontâneo, após o relação sexual (coitorragia);
  • Sangramento, tumoração, ulceração e necrose do colo do uterino, ao exame especular;
  • Alterações na forma, tamanho, consistência e mobilidade do colo do útero estruturas subjacentes ao toque.

A maioria dos diagnósticos ocorre entre 35 e 50 anos.

O câncer se desenvolve de forma lenta, portanto a melhor estratégia para o combate é a detecção precoce. Em mulheres assintomáticas é realizado um rastreio ginecológico (exame de papanicolau).

As lesões podem levar anos para evoluírem de um estágio para outro. Por isso, o acompanhamento da mulher é de extrema importância, com a identificação em seus estágios iniciais, o parecer médico é mais favorável.

A infecção por cepas oncogênicas de HPV é uma condição necessária, mas não suficiente para o desenvolvimento do câncer de colo de útero. A vacinação de meninas entre 9 e 13 anos, deve reduzir a incidência entre mulheres nascidas após o ano 2000 e que atingirem a idade de pico de risco por volta de 2040. De acordo com pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, estima-se que após a 3° dose da vacina, para meninas que ainda não foram expostas ao vírus, a eficácia é de 90 e 96% para NIC 2+ (lesão pré maligna, que pode evoluir para câncer de colo de útero).

Cuide da sua saúde de onde você estiver.

Lyn é um aplicativo diferente de todos os outros! Com o propósito de mudar o jeito que você se relaciona com a sua saúde. O aplicativo vai além de gerenciar dados e indicadores básicos, é um verdadeiro centro de informações especializadas!

Para que serve? Como funciona?

Informar, ensinar e conscientizar. Em um só lugar você saberá tudo sobre os hábitos que vão trazer mais qualidade para a sua vida. Além disso, com ele você pode gerenciar informações como consultas, exames e administração de medicamentos.

A inteligência artificial por traz do aplicativo, analisa dados e o histórico de cada pessoa para definir um cuidado personalizado, gerando avaliações contínuas dos riscos à saúde, com base em protocolos médicos internacionais.

O Lyn está disponível para todos os clientes da RH Health sem custo!

Se você é um colaborador de uma empresa, compartilhe esse link com o responsável pelo RH.

Se você é um profissional de RH, saiba que os clientes da RH Health que ativarem a plataforma no mês de março, em função da importância da campanha, será isento do valor cobrado nos próximos 12 meses. Clique aqui para falar com um de nossos especialistas.

Para saber mais sobre o aplicativo e como baixá-lo: Link do site Lyn

dia mundial da saúde
Saúde

Saiba qual a importância do Dia Mundial da Saúde.

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente, no dia 7 de abril, com objetivo…
A importância de uma alimentação saudável e como melhorar seus hábitos.
Saúde

A importância de uma alimentação saudável e como melhorar seus hábitos.

No dia 31 de março, é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, a…
PPP em meio eletrônico, confira as novas regras.
Slider
PPP em meio eletrônico, confira as novas regras.
Saúde
Março Lilás: prevenção do câncer de colo do útero