Gestão do Absenteísmo: quais as opções disponíveis no mercado para cuidar do alto número de faltas

By 18 de janeiro de 2017Saúde ocupacional
gestao-absenteismo-quais-opcoes-disponiveis-no-mercado-para-cuidar-alto-numero-de-faltas

Quem trabalha com saúde ocupacional sabe bem os transtornos que o absenteísmo representa para a empresa. Ter um colaborador ausente, independentemente do motivo, cria um efeito em cadeia que impacta a empresa de forma negativa.

Num primeiro momento, a produtividade cai. Em seguida, a equipe restante fica sobrecarregada. A partir de então, o impacto negativo recai sobre os prazos e o atendimento ao cliente. Com o tempo, a equipe pode ficar estressada e o ambiente de trabalho pode ficar “pesado”.  Em algum momento, todos esses fatores podem levar outros membros da equipe a faltarem. Assim, o ciclo reinicia.

Diante disso, podemos ver o quanto o absenteísmo merece atenção e, mais do que isso, necessita de soluções. Em resumo, o absenteísmo precisa de uma gestão de qualidade, que podem assar por  softwares que trazem inteligência sobre o assunto, até soluções voltadas para o bem estar do funcionário. Quer saber quais são elas? Então, confira o blog post de hoje.

Soluções em ergonomia

A ergonomia é a área da ciência que estuda maneiras de facilitar nossa relação com objetos e máquinas no ambiente de trabalho. O objetivo é cuidar da saúde do trabalhador e ao mesmo tempo permitir que ele trabalhe da melhor e mais produtiva maneira possível.

Quanto mais ergonômico o ambiente de trabalho for, melhor ele será. Um bom ambiente de trabalho traz mais motivação e mais produtividade. Uma pesquisa realizada pela Trabalhando.com revela que o bom ambiente de trabalho é o principal fator que motiva as pessoas. Esta resposta foi indicada por 52% dos entrevistados. Eles também disseram que a boa convivência com os colegas e com os gestores afeta tanto o comportamento do profissional como o pessoal.

[ Leia mais sobre o assunto: Para uma boa ergonomia de escritório, evite estes cinco riscos ]

Programas de qualidade de vida no trabalho

Os problemas de saúde estão entre os principais motivos de faltas no trabalho. Portanto, um meio eficaz de combater o absenteísmo é cuidando da saúde e proporcionando qualidade de vida para os colaboradores. Grandes empresas do Brasil e do mundo já investem em qualidade de vida  reduzir absenteísmo e para aumentar produtividade.

Segundo Keila Cristiuma, diretora da empresa Sempre Materna (uma das participantes do 12º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida)  pesquisas comprovam que quando as organizações adotam programas de qualidade de vida voltada aos  colaboradores e seus familiares:

  • Funcionários faltam aproximadamente 22% menos;
  • Há um aumento em 38% na motivação para exercer as atividades;
  • Há redução de estresse em 40%.

Novas tecnologias para gestão de faltas

A rotina do departamento de recursos humanos é atribulada e muito intensa. Portanto, pode acontecer de dados importantes sobre faltas, seus motivos e informações sobre saúde dos trabalhadores ficarem soltas. Sem essas informações, fica difícil de planejar as ações de promoção e prevenção em saúde. Além disso, fica difícil levantar os índices de absenteísmo e gerí-los de forma adequada.

É por isso que já estão disponíveis no mercado softwares específicos para a gestão de faltas, controle de banco de horas e para  monitorar a saúde dos colaboradores. Quanto mais prática e tecnológica for a gestão do absenteísmo, melhores as chances de reduzir esse índice. Por isso, busque essa inovação para a sua empresa e para os seus clientes.

Quer conhecer opções modernas para gestão e combate  ao absenteísmo? A RH Health tem várias soluções para você!