Quais os diferenciais que você precisa estar atento ao vender um plano de saúde empresarial

By 21 de novembro de 2017Saúde ocupacional

O setor de recursos humanos de uma empresa sabe a importância que o plano de saúde empresarial possui, mas enfrenta o constante dilema com os altos custos que ele representa. Quem é corretor de planos de saúde corporativos, já está acostumado com as queixas de seus clientes relacionadas aos preços e com os cortes que eventualmente são feitos nos pacotes.  

A indústria brasileira pode chegar a desembolsar R$ 7,5 bilhões por ano para bancar serviços de saúde, previdência e assistência aos funcionários, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Hoje, para ser bem sucedido em vendas de plano de saúde e deixar seu cliente satisfeito, você precisa estar atento aos diferenciais que um plano oferece. Além disso, deve conhecer as novas opções e soluções disponíveis no mercado.

Assim, você poderá oferecer para cada cliente o plano que mais combina com ele e que melhor vai atendê-lo, gerando mais resultados e minimizando custos. No blog post de hoje daremos dicas valiosas sobre o que você deve se atentar. Confira.

Opte por aqueles planos bem avaliados pela ANS

A ANS (Agência Nacional de Saúde) anualmente faz uma avaliação dos planos de saúde cadastrados e analisa aspectos importantes como:  

  1. Qualidade em atenção à saúde
  2. Garantia de acesso aos serviços
  3. Sustentabilidade no mercado.
  4. Gestão de processos e regulação

A partir desses itens a ANS confere uma nota a cada plano entre 0,6 e 1 (nota máxima). Essa nota é chamada de nota de IDSS (Índice de Desenvolvimento em Saúde Suplementar).

Quanto mais alta essa nota for, mais o plano de saúde foi bem avaliado nos 4 quesitos e assim você saberá que ele possui um padrão de qualidade alto. Conhecer o IDSS vai lhe ajudar a saber quais são os melhores planos do mercado e quais você deve ou não oferecer aos seus clientes.

Busque planos empresariais que se destaquem na prestação de serviços

A prestação de serviços é o quesito que tem mais peso na avaliação da ANS. Isso porque o que se espera é que o usuário seja bem atendido dentro daquilo que o plano diz oferecer.

Quando falamos de plano de saúde empresarial, é esperado que ele seja de fácil acesso aos colaboradores, ou seja, que todos consigam fazer o uso dos serviços de promoção, prevenção e assistência à saúde.

Porém, como você já deve saber, há planos que têm muita burocracia. Isso atrasa a marcação de consultas, a realização de exames e até mesmo internações. Sendo assim, atente-se sempre ao quesito “prestação de serviços” na hora de vender um plano para os seus clientes.

Procure saber sobre quais os procedimentos precisam de autorização prévia, como é o processo de autorizações, se há demora na liberação dos pedidos e quais são os prazos. Lembre-se que tudo isso vai refletir no grau de satisfação dos seus colaboradores e na sua produtividade no dia a dia.

Associe os planos de saúde a soluções inovadoras em saúde ocupacional

Um dos fatores que eleva o preço dos planos de saúde empresariais é a sinistralidade. A sinistralidade é resultado da grande utilização dos planos de saúde, com excessivas realizações de consultas e exames feitas pelos beneficiários. Quando há esse excesso de utilização, os planos podem sofrer reajustes. Assim, pode haver aumento nas mensalidades e até mesmo uma redução da rede credenciada.

No Brasil, país no qual o sistema de atendimento público não comporta a demanda da população, vincular-se a um plano empresarial sempre foi uma alternativa bem mais atraente do que pagar, do próprio bolso, um plano privado.

Por isso, evite que seus clientes tenham problemas e custos com sinistralidade. Invista em mapeamento de riscos voltados para o histórico pessoal e familiar do seu colaborador e soluções que ajudem na prevenção laboral.

Essa é uma forma de utilizar os dados gerados pela Saúde Ocupacional a favor do seu negócio.

Essas ações também ajudam a diminuir os índices de sinistralidade e ainda dão retorno em produtividade e satisfação dos colaboradores, tornando o ambiente de trabalho melhor preparado para atender as necessidades (e particularidades) das suas equipes. Ofereça também, recursos tecnológicos como os softwares de gestão em absenteísmo. Eles fornecem um diferencial único para o setor de RH.

Quer conhecer excelentes opções em saúde ocupacional para oferecer aos seus clientes? Entre em contato com a RH Health e surpreenda-se.