Problemas com Colaboradores? Conheça 4 opções que vão ajudar a sua empresa

By 12 de dezembro de 2017Saúde ocupacional

Os colaboradores são os recursos mais valiosos de uma empresa. A corporação que tem uma equipe saudável e produtiva tem muito mais força e capacidade de superar dificuldades, ao passo que quem tem uma equipe doente e infeliz corre riscos e fica despreparada frente ao revezes do mercado.

O consultor holandês Arie de Geus, que trabalhou 38 anos na Shell, inclusive no Brasil, afirma que: “hoje, o principal ativo de uma empresa é o capital humano. Quem sacrificar isso tenderá a morrer. Pode demorar de cinco à dez anos no caso de uma grande companhia, mas ela tende a morrer ou ser engolida por outra empresa”.

De acordo com a pesquisa Global Human Trends, realizada pela Deloitte, quase 80% dos líderes de RH consideram a experiência do trabalhador (engajar os funcionários e oferecer a eles a mesma experiência do consumidor final) como uma tendência importante para a sobrevivência da empresa.

Vários gestores já começaram a criar programas e estratégias para melhorar a experiência dos colaboradores, pensando de uma maneira integrada com os negócios. O motivo é simples: funcionários motivados ficam menos doentes, são mais produtivos e permanecem por mais tempo na empresa, o que evita gastos com seleção e recrutamento.

É por isso que problemas com colaboradores merecem atenção e, mais do que isso, soluções efetivas. No blog post de hoje daremos 4 opções que vão ajudar a sua empresa a lidar com problemas que podem afetar esse recurso tão valioso. Confira.

#1 Softwares de gestão de faltas

Se os colaboradores são tão valiosos para as corporações, tê-los faltando com muita frequência é um grande e grave problema. De nada adianta ter um bom time se ele não consegue de fato estar presente e produtivo.

O absenteísmo é um grande inconveniente dentro das empresas e precisa de uma gestão séria e de qualidade. Para isso, já existem opções modernas disponíveis no mercado que vão ajudar a empresa a gerir e resolver esse problema.  

Os softwares de gestão de faltas vão ajudar na hora de contabilizar o tempo de afastamento, os motivos, as horas extras e a gerir tudo que está relacionado ao absenteísmo. Assim, a ferramenta fornece uma visão geral e completa do problema para que a empresa adote as soluções mais eficientes para resolvê-lo.

#2 Programa de qualidade de vida: mais saúde e melhor clima organizacional

Para preservar a equipe de colaboradores dentro da empresa e mantê-la trabalhando em alta performance é preciso cuidar das pessoas. Pessoas doentes e infelizes têm baixo desempenho. O Médico Ricardo de Machi, especializado em saúde ocupacional, explica que:  

“É como em um time de futebol. Se o jogador está machucado, ele vai ter um desempenho pior e a equipe vai ter uma produtividade menor”.

Sendo assim, para manter “o time em campo jogando bem” é preciso cuidar da saúde e do clima organizacional. Por isso, investir em qualidade de vida é o ideal, já que ações deste tipo vão proporcionar mais saúde e ainda vão melhorar o ambiente de trabalho.  

#3 Soluções para a prevenção de acidentes

Os acidentes de trabalho também são um grande problema que as empresas enfrentam com os colaboradores. O colaborador pode ter sua saúde seriamente prejudicada num acidente ou até mesmo perder a vida. Já a empresa pode ter que lidar com sérias consequências com impactos financeiro e judicial. Cerca de 700 mil pessoas sofrem acidentes de trabalho anualmente no Brasil e isso acarreta em custos que chegam a mais de 22 bilhões.

Diante disso, opte por ações que ajudem a implantar a ergonomia dentro da empresa. Isso ajudará a seguir a regulamentação das normas trabalhistas, ajudará a proteger a equipe e ainda vai proporcionar mais qualidade de vida e produtividade.

#4 Mapeamento de riscos à saúde com base no histórico do paciente

O Mapeamento de Riscos à Saúde já é um velho conhecido das empresas, mas na RH Health, trabalhamos com o mapeamento de riscos conforme o histórico de saúde pessoal e familiar do trabalhador. Assim, conseguimos ajudar no mapeamento de possíveis riscos à saúde que possam comprometer a vida do profissional, ajudando a dar uma melhor qualidade de vida para cada indivíduo. Com isso, cuidamos da saúde do seu emprego e da saúde da sua empresa.

Nossa plataforma permite o cruzamento de dados obtidos de diversas fontes para construção do perfil de risco do colaborador, com o objetivo de direcionar os investimentos realizados em prevenção de doenças e promoção de saúde.

Deu pra perceber que existem várias soluções interessantes que as empresas podem adotar não é mesmo? Já pensou em oferecê-las aos seus clientes? Com a RH Health isso é possível. Entre em contato conosco e descubra como se tornar um parceiro.