Prevenção e predição: conheça as duas palavras que vão mudar a saúde ocupacional da sua empresa

By 4 de janeiro de 2018Slider
Prevenção e predição: conheça as duas palavras que vão mudar a saúde ocupacional da sua empresa

Os investimentos em saúde dos colaboradores já fazem parte da realidade de 99,8% das companhias do Brasil e do mundo. Isso é o que aponta a pesquisa da Aon, consultoria de riscos, benefícios e capital humano, divulgada pela EXAME.com.

Os benefícios de se investir em saúde ocupacional são inegáveis

  • Aumento de produtividade;
  • Maior índice de satisfação dos funcionários;
  • Diminuição de turnover;
  • Maior retenção de talento;
  • Menores taxas de absenteísmo.

Contudo, os custos com a saúde ocupacional assombram os profissionais de RH e os empresários. Afinal, para 25% das corporações, os custos de assistência médica podem chegar de 10,1% a 20% do total gasto com os colaboradores,  fora o salário. Além disso, para 7% das pesquisadas, os custos são superiores a 20%.

Entretanto, é possível revolucionar a saúde ocupacional reduzindo custos e maximizando vantagens. Basta aplicar a realidade corporativa as duas palavras mágicas da saúde ocupacional: prevenção e predição. Quer saber como? Então, confira nosso blog post de hoje.

Quem previne economiza

O corretor de saúde que deseja fazer a diferença para o seu cliente deve ir além das vendas e atuar como um verdadeiro consultor. Ele deve ajudar o cliente a sanar problemas e colher resultados com as ações de saúde. E como vimos, os altos gastos com saúde são um problema comum para as as organizações de todo o mundo. Por isso, trabalhe de uma maneira inovadora.

Ofereça para o seu cliente mais do que pacotes de plano de saúde. Ofereça também soluções de prevenção, como atendimentos in company com alimentação saudável e atividade física para os colaboradores.

Foi utilizando a prevenção em saúde que o Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou uma economia expressiva, deixando de pagar um reajuste de 15% sobre 12 milhões de reais. Eles alinharem uma série de estratégias como: exames preventivos, academia e alimentação saudável e o resultado foi impressionante. Realmente quem previne, economiza, viu só?

A predição de riscos: uma alternativa para minimizar os problemas de saúde ocupacional

Além da prevenção em saúde, você pode ajudar os seus clientes implementando ações de predição em saúde. Tais ações passam pelo mapeamento de riscos, de perfil de saúde dos colaboradores e pelo levantamento de dados em saúde ocupacional. Essas ações estão sendo cada vez mais utilizadas pelas corporações. Segundo um estudo da Mercer Marsh Benefícios que ouviu 513 companhias, de 31 segmento da economia com uma amostra abriga 1,2 milhão de colaboradores e 2 milhões de segurados:

  • 47% realizam mapeamentos de perfil de saúde dos colaboradores,
  • 44% adotam mapeamentos para saúde bucal, 3
  • 5% mantém programas para ajudar os colaboradores a abandonar o consumo do cigarro já prevendo futuros problemas mais graves
  • 47% adotam programas de gerenciamento de doenças crônicas, para combater aumento de gastos com os planos de saúde;
  • 66% estão trabalhando para diminuir ou eliminar riscos cuidando da ergonomia no ambiente de trabalho, evitando acidentes de trabalho e afastamentos;
  • 54% patrocinam checkups dos funcionários para já prever riscos e intervir;

A saúde preventiva como oportunidade de negócios para corretores da área

A saúde preventiva e a predição em saúde são excelentes oportunidades de negócio para você que deseja conquistar e fidelizar clientes, trazer resultados expressivos para eles. Segundo a pesquisa da Mercer Marsh Benefícios:

  • 45% das empresas entrevistadas pretendem fazer alguma mudança em seus programas de saúde em até um ano e outras;
  • 13% farão mudanças nos próximos dois anos;
  • 26% declaram que o farão em busca de redução de custos
  • A troca de fornecedores também está no radar das empresas. Cerca de 40% das empresas ouvidas para o levantamento, dizem que irão fazer mudança de fornecedor (planos de saúde, planos odontológicos etc) em até um ano.
  • Outros 9% da amostra farão mudanças em até dois anos;
  • Em 60% dos casos, a mudança terá como objetivo a redução de custos junto aos prestadores.

Então, que tal fazer mais negócios, atuando como um vendedor consultor e oferecendo as melhores soluções em saúde ocupacional? A RH Health tem uma ferramenta exclusiva no mercado: a IT.Health, onde você pode fazer toda a gestão da saúde dos colaboradores, analisar e cruzar dados para tomar decisões mais inteligentes, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer agendamento de exames, independentemente do tamanho da sua empresa ou do número de colaboradores.