Inovação em Saúde ocupacional: quais benefícios você precisa conhecer

By 25 de janeiro de 2017Saúde ocupacional
Inovação em Saúde ocupacional: quais benefícios você precisa conhecer

O que o LinkedIn, o Twitter, o Facebook, a empresa de tecnologia Intel e incontáveis startups do Vale do Silício, a BlackRock, o Goldman Sachs, a varejista Target, a empresa de alimentos General Mills, o Google, a IBM e a 3M têm em comum? Além de serem grandes empresas e de terem muito sucesso, todas elas também investem e inovam em Saúde Ocupacional.

E por quais motivos essas gigantes dão atenção à saúde e a qualidade de vida dos colaboradores? Porque já sabem que há retorno garantido em produtividade, satisfação dos colaboradores, melhoria do clima organizacional e redução dos custos com afastamentos e absenteísmo. É por isso que no blog post de hoje mostraremos os benefícios que estão inovando a saúde ocupacional e que você precisa conhecer. Confira.

Investir em soluções que tragam inteligência

Saúde Ocupacional ainda é vista como custo e não como um investimento, que pode e deve gerar retorno. Mas isso só acontece quando os dados coletados por meio da saúde ocupacional são insuficientes para tomada de decisões ou quando não temos pessoas olhando para os dados obtidos.

Quer um exemplo prático? Imagine que você receba atestados de afastamento de 10 colaboradores para a área de Recursos Humanos. A princípio, uma atividade normal, certo? Mas você sabe o quanto isso gera de impacto na produtividade da empresa?

Ao investir em ferramentas voltadas para BI, Business Intelligence, dentro da área da Saúde Ocupacional, é possível, automaticamente, calcular o tempo de ociosidade, os custos financeiros, a taxa de frequência desse tipo de afastamento, a concentração de doenças prevalentes, e outros dados relacionados à saúde dos colaboradores e à gestão da empresa – e com isso, direcionar os seus investimentos e alocação de recursos.

A Saúde Ocupacional é um potencial gerador de dados estruturados, relacionados às condições de saúde dos colaboradores e que devem ser utilizados para a tomada de decisão de investimento.

Terapias holísticas no ambiente de trabalho

Há empresas que optam pelas terapias holísticas. Massagem, Meditação e Yoga são alguns exemplos. Entre esses, a meditação vem ganhando destaque e conquistando startups e multinacionais.

Segundo reportagem especial da revista Exame, estudos recentes mostram que a meditação funciona como uma espécie de “musculação mental”, aumentando capacidades como foco, criatividade, concentração e rapidez para tomar decisões, habilidades muito valorizadas no mundo corporativo.

O gerente de manufatura da 3M, José Cristiano Campagnoli, fala sobre os benefícios: “Além de melhorar a criatividade, a concentração e o foco, passei a prestar mais atenção nos outros e ouvir as opiniões sem julgar de forma precipitada. Isso te torna mais responsivo do que reativo e faz tomar melhores decisões, inclusive na vida pessoal.”

As técnicas holísticas são muito eficientes para reduzir estresse e aumentar a produtividade da equipe.

Espaço enjoy

Já imaginou um ambiente de trabalho que tivesse sala de descanso, mesa de pingue-pongue, mesa de sinuca, televisão, pufes, sofás para cochilo totalmente à disposição do funcionário para ele utilizar quando quiser? Parece um ambiente de trabalho perfeito. E ele já existe, atualmente, as maiores empresas do mundo e também as menores que seguem a tendência, já contam com os chamados “espaços enjoy”.

São espaços descontraídos e divertidos que trazem leveza ao ambiente de trabalho, promovem interação entre os colaboradores, ajudam a aliviar o estresse e reduzir o absenteísmo. Além disso, as empresas ainda ganham com maior produtividade e redução de custos em saúde. Já que os funcionários ganham em bem-estar e qualidade de vida.

A Google é um dos exemplos mais conhecidos. Em sua sede, na Califórnia (EUA), o escritório conta com academia, uma sala de jogos, quadras de basquete e pistas de boliche, além de barbearia, massagista e lavanderia. E para você que enxerga isso como um desperdício: a Google foi eleita uma das 100 melhores empresas do mundo para trabalhar, o que reforça o comprometimento que os funcionários têm com a organização.

É preciso inovar

Hoje, os profissionais buscam, além de salários e benefícios, espaços de trabalho onde sintam que estão sendo valorizados. Investir em Saúde Ocupacional hoje é mais que uma obrigação legal, é também uma forma de garantir que você tem dentro de casa, colaboradores que estão satisfeitos com o seu ambiente de trabalho e confiam na sua empresa.

Se nenhuma dessas opções cabe ainda no seu orçamento, que tal investir melhor no acompanhamento da saúde dos seus funcionários? Essa também é uma forma de fazer com que eles se sintam cuidados e apreciados.

Conheça as soluções disponíveis na RH Health e destaque-se no mercado.