COMO TRATAR QUEIMADURAS?

By 3 de outubro de 2016Slider

As queimaduras ocorrem quando a pele entra em contato com algo quente, como o fogo, ou devido à exposição a algo que irradia calor como por exemplo o sol. Alguns produtos químicos, a energia elétrica e a fricção também podem causar queimaduras.
A escaldadura é uma queimadura que é causada por um líquido quente ou de vapor e essa queimadura pode ser tratada da mesma maneira.

As queimaduras geralmente são divididas em três categorias, dependendo da percentagem de pele que é afetada. As queimaduras superficiais ou queimaduras de primeiro grau, afetam a superfície da pele, deixando a mesma num tom vermelho, inchada e causando dor. Este tipo de queimadura pode ser tratada em casa e, geralmente, leva de 7 a 10 dias para cicatrizar.
As queimaduras parciais ou de segundo grau e as queimaduras profundas ou de terceiro grau são mais graves e requerem atenção médica.
As primeiras providências após uma queimadura são esfriá-la e limpá-la. Comece com água corrente fria na lesão por até 15 minutos. Atenção: a água deve ser fria, não gelada; nunca coloque gelo nas lesões, pois o mesmo também pode queimar a pele. Inicialmente não é preciso nenhum produto de limpeza específico, basta água e sabão simples.
NÃO APLIQUE NENHUMA SUBSTÂNCIA SOBRE A LESÃO, principalmente manteiga, óleos, pasta de dente, café etc…
Retire qualquer tipo de roupa ou objeto que esteja sobre a lesão. Se os mesmos estiverem aderidos, não force para não lesionar ainda mais a pele; deixe que um médico resolva o problema.
Se a pele estiver danificada, envolva a lesão com compressas ou gazes úmidas (estéreis de preferência). Não use materiais que possam ficar aderidos a pele, como algodão. Não envolva a lesão com ataduras ou qualquer material que faça compressão, proteja a pele sem pressioná-la.
Se houver bolhas, nunca as estoure; se houver pele pendurada, não a arranque. Se houver sinais de pele carbonizada ou morta, deixe o médico decidir como proceder. Tenha cuidado na hora de limpar a ferida.
Se não houver contraindicações, indica-se tomar um analgésico ou anti-inflamatório para o controle da dor. Queimaduras de 1º grau ou 2º grau superficial são muito dolorosas. Se a queimadura for grande, muitas vezes é necessário um analgésico opióide para alívio da dor.
Mais uma vez, se a lesão for extensa ou houver dano da camada superficial da pele, procure atendimento médico.
Todo paciente com queimaduras que deixem expostas camadas mais profundas da pele deve receber vacina contra tétano, se necessário de acordo com o seu estado vacinal prévio (leia: TÉTANO | VACINA E SINTOMAS).
Se a queimadura for simples, pequena e superficial, pode não ser preciso atendimento médico e após o devido resfriamento e limpeza da ferida, pode-se aplicar um hidratante a base de Aloe Vera (babosa ou aloés) ou vaselina. Se a pele não estiver intacta, não aplique nenhuma substância sem indicação médica, pois as mesmas aumentam os riscos de infecção da ferida.