Como reduzir custos com saúde ocupacional

By 26 de outubro de 2017Saúde ocupacional
Como reduzir custos com saúde ocupacional

A Saúde Ocupacional representa uma parcela considerável dos custos de uma empresa. Você, corretor, sabe bem disso e ouve constantemente os seus clientes pedindo descontos e fazendo cortes em seus pacotes de serviços de saúde. Contudo, sabemos bem que cortar benefícios dos colaboradores nem sempre é a solução para reduzir custos na Saúde Ocupacional. Há outras maneiras mais eficientes e inteligentes.

No blog post de hoje vamos te contar como reduzir custos de maneira inteligente. Assim você poderá ajudar os seus clientes a otimizar gastos, mas sem prejudicar os seus ganhos pessoais. Confira.

Reduza os números de acidentes de trabalho

O Ranking Mundial da Organização Internacional de Trabalho (OIT) aponta o Brasil como o 4º do mundo com mais óbitos por acidentes de trabalho. Dados da Previdência Social, mostram que de 2007 a 2013 ocorreram 5 milhões de acidentes de trabalho e 45% resultaram em mortes, invalidez ou afastamento permanente ou temporário dos postos de trabalho. Isso gerou um custo de mais de R$ 58 bilhões em gastos para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Se o INSS gasta milhões com acidentes o impacto no caixa das empresas brasileiras não é muito diferente.

Consciente desse cenário, você deve oferecer aos seus clientes soluções em saúde que reduzam os acidentes de trabalho (a RH Health pode te ajudar nisso). Mostre as estatísticas e comprove que reduzindo acidentes a empresa sairá ganhando.

Controle as taxas de absenteísmo

As taxas de absenteísmo representam boa parte dos gastos em Saúde Ocupacional dos seus clientes. Contudo, é comum que o departamento de RH, na correira do dia a dia mal consiga avaliar o quanto o absenteísmo impacta o caixa da empresa. E assim, muitas vezes, o seu cliente opta por cortes no plano de saúde ou nos programas de bem estar, achando que isso ajudará na redução de custos.

E o que acontece? Ele faz um monte de cortes e os gastos não diminuem, pelo contrário, até aumentam. E por que? Quem reduz em benefícios de saúde está sujeito a ver seus colaboradores adoecerem mais vezes, a ficarem mais insatisfeitos e assim faltando mais.

A companhia aérea LATAM percebeu a relação entre gastos com absenteísmo versus bem-estar dos colaboradores. A companhia investiu em planos de saúde e ações de qualidade de vida no trabalho e chegou a uma economia de R$7 milhões com a redução do absenteísmo. Além disso, o companhia ainda ganhou com funcionários mais saudáveis, mais felizes e mais produtivos.

Marco Antonio Cantero, gerente de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente da companhia de linhas aéreas afirma que: “Entendemos que hoje o absenteísmo é um grande problema, não só para nós, mas para qualquer empresa de aviação no mundo inteiro.”

A RH Health tem soluções inovadoras para você ajudar o seu cliente a reduzir o absenteísmo. Conheça e seja nosso parceiro.

Reduza o estresse no ambiente de trabalho: ele custa caro

O estresse custa caro para as companhias europeias,  são gastos 567 bilhões por ano. Nos Estados Unidos o custo chega a 300 bilhões com os funcionários estressados e no Brasil, estima-se que chegue a quase 4% do PIB, ou mais de 80 bilhões de dólares, segundo a ISMA (International Stress Management Association).

O estresse acarreta em gastos ligados a tratamentos, internamentos e consultas. Mas os valores que mais impactam os caixas da empresa são aqueles relacionados à baixa produtividade, ao absenteísmo, ao turnover e  a dificuldade de reter e atrair talentos.

A redução do estresse é outra excelente opção que você pode e deve apresentar para o seu cliente que deseja reduzir gastos em saúde ocupacional. Mostre para ele que vale a pena contratar serviços de bem-estar e qualidade de vida para controlar os níveis de estresse dos colaboradores.

Sergio Geraldo Matoso de Lima, gerente de RH da Sincol, e Alberto Ogata, consultor em saúde e bem-estar conseguiram excelentes resultados com a implantação de um programa com atividades físicas e massagem para os funcionários. O número de colaboradores que se declararam sem estresse aumentou de 1,10% para incríveis 58,3%.

Deu pra perceber que a redução de custos em Saúde ocupacional está relacionada com uma gestão eficiente (Gerenciamento de dados: quais erros seu cliente não está vendo por falta de tempo e como ajudá-lo)  e com a escolha certa das soluções de saúde de bem-estar. Que tal ter novas opções na sua cartela de serviços? Conheça tudo que a Rh Health tem a oferecer para você  e para os seus clientes.