COMO PREVENIR CÃIBRAS?

By 3 de outubro de 2016Slider

As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo de muscular. Elas acometem apenas a musculatura estriada e afetam principalmente os músculos posteriores da perna. Uma cãibra pode começar durante a atividade física, no repouso e até durante o sono.
É mais comum uma cãibra começar após uma contração muscular intensa com consequente encurtamento do músculo que está sofrendo o processo. As cãibras estão associadas a uma série de condições não relacionadas com o esporte ou exercício. A falta de condicionamento físico e a fadiga também podem ser responsáveis pelas cãibras e outras lesões musculares.

Um bom remédio natural para prevenir as cãibras passa por investir na alimentação, sendo recomendado investir no consumo de alimentos ricos em sais minerais como água de côco, cereais e banana diariamente.
Além disso, deve também investir em alimentos ricos em Tiamina como arroz integral, castanha do Pará, levedo de cerveja, amendoim e aveia, pois curam as cãibras e previnem também o surgimento de dores musculares. Veja outras opções em Cãibra: alimentos que curam.
Se as cãibras estiverem a ser provocadas pela atividade física, é recomendado que diminua o ritmo dos exercícios físicos, e que aposte nos alongamentos, sendo recomendado que alongue antes e depois de praticar atividade física. Além disso, quando tem uma cãibras deve sempre tentar esticar a perna, massageando a região afetada, e se a dor for muito intensa pode colocar uma botija de água quente para ajudar a relaxar e aliviar a dor no músculo.